sábado, 22 de janeiro de 2011

Programa - Tópicos em História Cultural

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO FINAL DO MÓDULO:

Constará de um dos seguinte pontos:

1) Quadrinhos
2) Fotografia
3) Cinema
4) Música

Formato do Trabalho:
Folha A4, margens 3cm (acima, abaixo, esquerda e direita)
Alinhamento: justificado
Espaço entre linhas: 1,5 - O pt antes, O pt depois nos parágrafos
Fonte: Times New roman 12 (para o texto)
Citação: recuo de 3cm, em fonte Times Nem Roman 10, espaço entre linhas simples
Forma de citação: (DUBY, 1989, p.32) ou (DUBY, 1997 in http://historiamedievalfafiuv.blogspot.com/2011/01/3a-avaliacao_19.html), no caso de citações eletrônicas.
Indicação Bibliográfica: DUBY, G. História artística da Europa – A Idade Média. São Paulo: Paz e terra, 1997.

O Não-cumprimento dessas normas implicará em perda de pontuação (-2pts)
VEJA AQUI O MODELO

No trabalho deve constar:
- escolha do tema
- uso de documento
- bibliografia
- Mínimo de 5 páginas.

O Não-cumprimento desses itens implicará na perda de pontuação.

O TRABALHO PODERÁ SER ENVIADO POR MAIL, ATÉ O DIA 11/07, NO SEGUINTE E-MAIL:

ueprhistoria@gmail.com



BAIXE AQUI OS TEXTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS AULAS

1a Aula - Introdução ao Curso: Novas fontes históricas
Análise do Texto de Paiva (usado no teste seletivo)

2a Aula - Os quadrinhos como fontes históricas
Leitura do livro de Luyten
Leitura do Texto de Maccloud (11 mb)
Análise: Saravejo, de Joe Sacco e Chiclete com banana

SUGESTÕES
Observatório dos quadrinhos Blog e Site
Artigo sobre História e Quadrinhos

Sugestões Bibliográficas
Umberto Eco, “Apocalípticos e integrados”
Alvaro de Moya, “Shazam”
Will Eisner, “Narrativas gráficas”
Scott Mcloud, “Desvendando os quadrinhos”
Armand Mattelart, “Para ler o Pato Donald”
Moacir Cirne - "História dos quadrinhos brasileiros"
Sonia Luyten – "História em quadrinhos"
Dagomir Marquezi - "Auika!"

3a Aula - A fotografia como fonte histórica
Texto 1
Texto 2
Análise de fotografias
Leia também: manipulação de imagens na União Soviética

4a Aula - História e Cinema
Texto 1
Texto 2
Análise de Filmes e Documentários

5a Aula - História e Música
Texto 1
Texto 2
Análise das Músicas

6a Aula - metodologia para análise de fontes novas
Orientação para avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário