sábado, 22 de janeiro de 2011

Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial

PLANO DE AÇÃO DOCENTE

Módulo: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial

1) IDENTIFICAÇÃO

Docente: Profª. Ms. Leni Trentim Gaspari

Dias previstos: 11,12 13 de julho de 2011 e no 2° semestre a ser marcado com os alunos

Carga horária: 40 horas

2) EMENTA

Reflexões acerca da construção dos conceitos de patrimônio cultural e suas imbricações nos estudos de história local, memória e ensino de História pelo viés da Educação Patrimonial. Produção de texto acadêmico sobre a temática estudada ou um projeto voltado a educação patrimonial para o Ensino Fundamental ou Médio.

3) OBJETIVOS

Pretende-se com este trabalho proporcionar aos professores cursistas uma reflexão sobre a possibilidade de se trabalhar com os bens culturais e patrimônio histórico local, no processo ensino-aprendizagem de História, com finalidade de estimular nos alunos, o senso de preservação da memória social coletiva. A defesa do prazer da História, tendo a memória local como objeto de estudo, representa uma experiência potencializadora para o currículo escolar, pois, a questão da preservação, constitui responsabilidade a ser assumida pela Educação, incentivando os alunos na preservação de sua história de vida e do seu grupo social. Isso significa articular patrimônio- cultural e ensino para garantir as diferentes identidades sociais, pela compreensão de um conceito mais amplo de patrimônio histórico-cultural, englobando o ambiental, o artístico e o arquitetônico. É possível desdobrar esse debate na direção de um ensino de História que contemple as questões relacionadas ao patrimônio-cultural local a partir de problemáticas do conhecimento para que não se continue a passar informações isoladas e desvinculadas do cotidiano dos alunos.

É nesse contexto que se destaca a Educação Patrimonial, como possibilidade concreta de realização de um trabalho educativo que promova o desenvolvimento crítico do conhecimento e a valorização da importância do patrimônio cultural como um dos caminhos através dos quais possamos garantir a constituição da identidade e cidadania dos alunos.

4) CONTEÚDOS

Dia 11 de julho

Patrimônio Cultural: conceito, categorias, bens materiais e imateriais (saberes necessários).

Patrimônio Cultural: origem e evolução da política de preservação. Tombamento.

Patrimônio, Memória e Identidade: a cidade e patrimônio local.

Bibliografia:

GONÇALVES,Jose Reginaldo Santos.O patrimônio como categoria de pensamento.In: ABREU, Regina.CHAGAS,Mário.(orgs) Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos.2.ed. Rio de janeiro:Lamparina,2009.

ABREU, Regina. “Tesouros humanos vivos”ou quando as pessoas transformam-se em Patrimônio Cultural-Notas sobre a experiência francesa de distinção do Mestres da Arte.”In: ABREU, Regina.CHAGAS,Mário.(orgs) Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos.2.ed. Rio de janeiro:Lamparina,2009.

SILY,Paulo Marques Rogério. Cidade, memória, patrimônio: potencialidades de formação.IN:PEREZ, Carmen Lucia Vidal. TAVARES, Maria Tereza Goudart. ARAUJO,Mairce da Silva. Memórias e Patrimônios: experiências em formação de professores.Rio de Janeiro:Eduerj,2009.

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Dia 12 de julho

Educação Patrimonial e prática da docência: valorizar e preservar. Como fazer?

O uso de fontes na sala de aula. Atividades práticas.

O objeto cultural como fonte primária do conhecimento. Etapas metodológicas

Lugares de Memória” e Educação Patrimonial.

O papel educativo do Museu.

Bibliografia:

GASPARI, Leni Trentim. Ensinando a valorizar e a preservar os bens culturais pelo viés da Educação Patrimonial.Luminária,n.10, FAFIUV, 2009.

HORTA,Maria de Lourdes Parreiras.GRUNBERG,Evelina. MONTEIRO,Adriane Queiroz.Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasilia: Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, Museu Imperial,1999.

PINTO,Helena. O triângulo patrimônio-museu-escola: que relação com a Educação Histórica? In:SCHMIDT, Maria Auxiliadora.BARCA, Isabel.Aprender História: Perspectivas da Educação Históprica. Ijuí: Unijuí, 2009.

Dia13 de julho

Estudo das fontes patrimoniais da cidade e sua importância no ensino de História.

Praça Hercílio Luz e Estação Ferroviária União: contando nossa história.

Explorando o meio ambiente histórico: atividades práticas nos locais estudados.

Bibliografia.

MANIQUE, Antonio Pedro. PROENÇA,Maria Cândida. Didáctica da História: patrimonio e história local.Lisboa: Texto Editora,1994.

PRIORI, Angelo. Historia regional e local: métodos e fontes. In: PÓS-HISTÓRIA, São Paulo,p. 181-187, 1994.

GASPARI,Leni Trentim. A Paraçaq Hercílio Luz como espaço público: lugar de ver e ser visto.In:MARTINS, Ilton Cesar.GOHL, JeffersonWiliiam.GASPARI, Leni Trentim.Fragmentos de Memória,trechos do Iguaçu: olhares e perspectivas de história local.União da Vitória: FAFIUV, 2008. (Coleção Vale do Iguaçu, n.81)

Segundo semestre:

Encontros para orientações na construção do texto eou do projeto.

Apresentação a turma do trabalho construído.

5) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS/RECURSOS E AVALIAÇÃO

As atividades docentes estarão acontecendo por meio de exposição dialogada apoiada em recursos como transparências e “power-point”, como forma de assegurar melhor compreensão dos conteúdos pela visualização de pequenos textos e imagens.Também nos utilizaremos do recurso da análise e discussão de textos voltados a temática, dos autores mencionados na bibliografia, buscando complementar as discussões apresentadas com o uso dos slides.

Considerando a proposta de conteúdos contida neste Plano de Ação Docente e considerando também que se trata de um Curso de Especialização para professores, buscar-se-á entrelaçar em todas as aulas a teoria com a prática. Prática na sala de aula no grupo, e prática em saídas na cidade com utilização de fichas didáticas para registro com objetivo de aprimorar o “saber fazer” docente.

Os cursistas receberão textos sobre os assuntos abordados, com a finalidade de que sejam material de apoio para elaboração da produção de um texto cientifico e também para sua prática docente nas escolas. A discussão sobre o assunto será com interação da turma, evidentemente.

Por entender a avaliação como processo, todas as atividades serão alvo de avaliação tendo em vista que o curso terá característica dinâmica, com análise de documentos históricos ,de monumentos, saídas exploratórias, e a elaboração de um texto acadêmico msobre a temática ou um projeto sobre Educação Patrimonial passível de ser aplicado junto aos alunos do ensino fundamental e ou médio.

Prof. Ms Leni Trentim Gaspari

OS TEXTOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS NA PASTA X-COPY

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